Escolha uma Página

8m

As delegações do Governo em Galiza denegaram as autorizações para celebrar as manifestações pelo 8 de Março. A explicação é que o 8 de Março corresponde à jornada de reflexão e nesse dia não se podem realizar actos políticos.

Levamos um longo caminho andado desde que em 1910 se acordava na Conferencia Internacional Socialista de Mulheres, celebrada em Copenhague, sinalar o 8 de Março como um dia de mobilizaçom e loita polos direitos das mulheres. Durante estes case que cem anos em nenhum país ocidental as feministas deixamos de recordar essa data.

Os partidos políticos tampouco, nem os sindicatos, sempre tentando aproveitar o rendimento eleitoral que pode proporcionar apoiar às feministas. Os actos do 8 de Março quedaram assumidos pelos Concelhos, Deputações, Secretarias-Gerais, afastando às mulheres duma comemoração que é nossa. As vozes críticas daquelas que nos atrevíamos a manifestar-nos em contra desta institucionalização das nossas demandas forom minimizadas e nenguneadas.

Quando ZP assinalou o dia 9 como a jornada eleitoral, ignorava que o 8 de Março é o Dia Internacional da luta feminista?
Com toda seguridade preocupou-se de mirar o calendário de partidos de futebol, das procissões de Semana Santa… E quem se atreve a assinalar o 2 de Maio como dia eleitoral? Mas como se tratava das mulheres, que mais tem!

Nesta grave situação é penoso e lamentável o silêncio das mulheres de todos os partidos políticos ante a indiferença com que as cúpulas masculinas dos mesmos assumiram a decisão.

Abandonadas e ata perseguidas as organizações de mulheres somos quem de organizar protestas por uma das mais graves agressões contra o feminismo que sofremos desde a transição.

Mulheres Nacionalistas Galegas chama à participação activa do movimento feminista nas concentrações e manifestações, autorizadas ou não, que foram convocadas para o dia 8 de Março.

NEM UM PASSO ATRAS, AS MULHERES NOM PODEMOS PERDER DIREITOS!
ACTOS PROGRAMADOS PARA O DIA 8 DE MARÃ?O DE 2008
-Ponte Vedra: �s 20 h na Praça 8 de Março.
-Vigo: �s 12 h na Praça 8 de Março.
-Ourense: Ã?s 13 h diante do Julgado.
-A Corunha: �s 12 h na Praça de Quatro Caminhos.
-Ferrol: Ã?s 12 h diante do Julgado (R/ Corunha).
-Compostela: �s 20 h na Praça 8 de Março.

Share This